Notícias <<VOLTAR

FCU promove Encontro Municipal de Cultura

22/05/2019

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) realizará o "Encontro Municipal de Cultura 2019". O evento será promovido no Memorial Chico Xavier, no dia 31 de maio, a partir das 20h e no dia 1º de junho, às 9h. No segundo dia de atividades os participantes poderão contar com grupos de discussão voltados para 11 eixos temáticos. O encontro é uma homenagem ao artista Uberabense Aldo Roberto Silva, conhecido como "Salsichachau".

Segundo o organizador do evento, Adriano Leal o intuito é analisar as políticas e interligar a população. “Vamos rever a política cultural do município, ouvindo a sociedade civil e os agentes culturais. O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques deliberou que fosse feito um encontro para reunir todos os agentes culturais e ver o que foi feito de bom e propor novas políticas culturais a serem desenvolvidas até o final de 2020”, pontua Adriano.

O Governo Federal por meio do secretário Nacional de Cultura, Henrique Pires estará presente para palestrar e explicar a política nacional de cultura para os anos de 2019 até 2022. Será um momento para os representantes e agentes culturais absorverem e entenderem como serão apresentados os projetos de capacitação, preservação e entretenimento dentro da área cultural. Ainda não há confirmação da presença da Secretaria Estadual de Cultura, mas espera-se um representante para o evento.

Haverá emissão de certificado para os participantes dos eixos de debate. Durante o encontro também será desenvolvida a eleição para o novo Conselho Municipal de Cultura, onde os agentes culturais poderão se candidatar. Dentre eles: ONG’s, setores de dança, teatro e arte circense, literatura, cultura popular, artesanato, patrimônio arquitetônico e urbanístico, música e cultura afro.

Eixos de debate:

Eixo 1 - “Cultura aliada ao trabalho, desenvolvimento econômico, social e cultural”.

Eixo 2 - “Educação aliada à cultura na transformação da sociedade”.

Eixo 3 - “Cultura e ações afirmativas no desenvolvimento da cidadania”.

Eixo 4 - “O papel da mulher na construção da cidadania”.

Eixo 5 - “Povos e comunidades tradicionais desenvolvendo cultura”.

Eixo 6 - “Juventude e empoderamento cultural”.

Eixo 7 - “Segurança pública aliada a políticas culturais”.

Eixo 8 - “Combate ao preconceito institucional/fortalecimento dos órgãos de cultura no setor público”.

Eixo 9 - “Mídia e cultura sob a ótica do poder público”.

Eixo 10 - “Preservação do patrimônio histórico e responsabilidade administrativa aliada à cultura”.

Eixo 11 - “Empresas e produtores culturais fazendo cultura”.

Lembrando que são 30 vagas por eixo, decida de qual deseja participar e mande seu nome e RG para o e-mail encontrocultura@gmail.com para garantir seu lugar 

Raiane Duarte – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU - 22-05-2019

<<VOLTAR